quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dom José Francisco Rezende Dias, segundo bispo de Duque de Caxias, foi nomeado em 30 de novembro de 2011 arcebispo da Arquidiocese de Niterói - RJ.


MENSAGEM À IGREJA DE DUQUE DE CAXIAS E SÃO JOÃO DE MERITI

Queridos irmãos padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, cristãos leigos e pessoas de boa vontade nesta Igreja de Duque de Caxias e São João de Meriti,
“O Deus da paz esteja com todos vocês” (Rm 15,33).
Hoje, dia 30 de novembro, festa do Apóstolo Santo André, o Papa Bento XVI nomeou-me Arcebispo de Niterói, transferindo-me desta Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, onde pela primeira vez senti as alegrias de viver como irmão mais velho entre irmãos. Como bispo, foi aqui que aprendi a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4,3). Meu coração e minha gratidão estarão sempre aqui, com vocês.
Meu coração de bispo daqui vai levar boas e belas lembranças. Algumas já me vêm à mente, nesse momento. Lembro com saudade da celebração do Jubileu de Prata de instalação da diocese, lembro da alegria com que recebemos o decreto da Congregação para o Culto Divino concedendo o título de padroeira diocesana à Senhora do Pilar, e da dedicação da Catedral na celebração do Jubileu de Pérola da diocese, e, ainda neste ano dos 30 anos, a conclusão da visita pastoral em todas as comunidades da diocese.
Quanta emoção vivi naquele momento!
Essas emoções cimentaram lembranças pessoais que tocam, profundamente, o cristão que procuro ser. O encontro com o Cristo vivo na visita aos doentes ensinou-me muito, especialmente, o bom humor e a fé com que eles enfrentavam os desafios. Vocês têm idéia do que essas vivências produzem na alma da gente? Essas lembranças nos inundam de consolação e de certeza na Providência Divina.
Aqui cheguei um. Daqui saio outro. Quem aqui chegou foi um bispo novo e inexperiente, pouco conhecedor das profundezas da alma humana. Daqui quem sai é um bispo experimentado na dor que presenciou e na alegria contagiante de que se quer fazer portador. Aqui testemunhei a presença de um povo acolhedor e bom, capaz de transformar tristeza em alegria. Foi assim que, tantas vezes, vi acontecer.
Agradeço de coração a todos dessa abençoada Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, pela acolhida que sempre recebi. Consciente de minhas limitações e fraquezas, quero pedir perdão por aquilo que devia ter feito e não fiz, bem como às pessoas que possa ter magoado.
A presença e missão na Baixada Fluminense foi para mim uma verdadeira Escola do Evangelho. Peço que rezem por mim e por minha nova missão junto ao Povo de Deus da Arquidiocese de Niterói. Continuarei rezando por vocês, para que a luz de Deus que brilha em vocês jamais se apague, pelo contrário, ilumine sempre e sempre mais.
Continuarei como Administrador Diocesano até a posse na nova diocese.
Convido a participarem da Celebração Eucarística, hoje, às 19 horas, na Catedral Santo Antonio, na qual teremos a instituição do Ministério de Leitor. Vamos rezar também por mim, pela nossa diocese e por minha nova missão.
Com o abraço fraterno, o carinho e a bênção de
Dom José Francisco Rezende Dias
– Administrador Diocesano de Duque de Caxias –

Nenhum comentário:

Postar um comentário